Voltar

Diferença entre mediação e arbitragem

Notícias Gerais Informativos
09/12/2020
Diferença entre mediação e arbitragem

A ESCOLHA PELOS MÉTODOS ADEQUADOS DEPENDE DA VONTADE DAS PARTES QUE VOLUNTARIAMENTE DEVERÃO OPTAR.

A Arbitragem diz respeito às relações que envolvam contratos e pode surgir em dois momentos: antes ou depois do conflito.

  • Antes: quando firmado um contrato insere-se uma cláusula arbitral definindo que os conflitos serão resolvidos por arbitragem e poderá ser escolhida a Câmara.
  • Depois: uma vez surgido o conflito contratual, mesmo não havendo a cláusula no contrato firma-se o compromisso arbitral na Câmara por voluntariedade das partes.

Já a mediação tem como objetivo buscar um diálogo entre as partes, ou seja, a recuperação da relação comercial ou familiar, restabelecendo uma conversa aberta e sincera sobre o interesse a ser atingido, tratando assim o conflito. Pode ser utilizada em vários momentos da Arbitragem.

Ambos os instrumentos fazem parte da solução denominada Multiportas, que encontra em seu rol: a autotutela, a autocomposição, a arbitragem, o poder judiciário, a mediação e a conciliação.

O advogado tem o papel importante na orientação do seu cliente para a escolha do método mais adequado para a controvérsia.

icon-natela Natela - Soluções Web